Qual o aditivo ideal para o meu veículo? Posso usar água?

Qual o aditivo ideal para o meu veículo? Posso usar apenas água? Antes de responder a esta pergunta, primeiramente precisamos falar o que vem a ser o sistema de arrefecimento. O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento, sempre na faixa dos 90º Celsius.

 

O trabalho é importante, pois o motor esquenta muito com todas as explosões da queima do combustível. O sistema é composto por mangueiras, radiador, ventoinha, bomba d'água, vaso de expansão, válvula termostática e, no meio de tudo isso, um líquido, que deve ser composto 50% por água desmineralizada e 50% por aditivo a base de etilenoglicol.

 

O líquido do arrefecimento que é um composto que utiliza etilenoglicol, é uma mistura química largamente utilizada como anticongelante automotivo. É ele o responsável por evitar corrosões e o superaquecimento do sistema, então muitos cuidados devem ser tomados. É no radiador que acontece o controle da temperatura do motor. Também é nesta parte que existe a troca de calor do motor com o meio ambiente.

 

As peças que compõem o sistema de arrefecimento são: radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor. E é sobre essas peças que iremos falar, basicamente, o radiador. Se o radiador não está funcionando da maneira adequada e a temperatura está longe do ideal, há grandes chances do motor do carro ferver, além de apresentar um excessivo consumo de combustível e um maior índice de emissão de poluentes. Tudo isso pode ser evitado com o uso do aditivo para radiador.

 

Quando devemos fazer a adição do aditivo?
Devemos sempre ficar de olho no reservatório e ver se o nível indicado como ideal para o veículo está ok. Caso o reservatório esteja necessitando do aditivo, o marcador de temperatura acenderá no painel de instrumentos. Outro sinal que deve ser trocado, é escutar a ventoinha do veiculo sendo ligada com muita frequência. É recomendado verificar o nível do líquido uma vez por semana. Mas nunca abra o vaso de expansão com o carro ligado ou logo depois que o motor parou de funcionar. Evite abrir o reservatório, ele é transparente justamente para facilitar a checagem do nível.

 

Então nunca devemos usar água no sistema de arrefecimento?
Não, é importante lembrar que colocar apenas água da torneira, ao invés da mistura com os fluídos específicos, pode danificar o veículo. O líquido correto altera o ponto de ebulição e congelamento da água, o que evita que a ela ferva ou congele. A composição também evita a oxidação das peças. A água deve ser usada apenas em caso de emergência. Confira o teste feito utilizando uma palha de aço, simulando as peças do veículo, o aditivo e água de torneira.

 

 

 

Qual o aditivo ideal para o meu carro?
Existem algumas dúvidas que perturbam os proprietários de automóveis, uma delas é qual o aditivo ideal e a quantidade  correta a ser usada em seu carro. Se você adquirir um aditivo concentrado, ele deve ser composto 50% por água desmineralizada (e não de torneira) e 50% por aditivo a base de etileno glicol. Caso opte por um aditivo preparado, pronto de fábrica para uso, basta completar o nível do reservatório conforme o indicado. A água desmineralizada pode ser comprada separada do aditivo.

 

Para não haja confusão, o UMEC está disponibilizando para download uma tabela completa sobre aditivos. Nela você terá:

 

 

  • Grey icon

    Os 10 tipos de aditivos mais usados pelo mercado;

  • Grey icon

    Aplicação por fábrica e nome do veículo.

  • Grey icon

    Volume correto a ser diluído baseado no aditivo da sua escolha. 

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